segunda-feira, 27 de maio de 2013

Trabalho de Sociologia  - Sistema Capitalista -

Alunas Beatriz de Carvalho e Elisabeth da Silva
Turma A2

1. Comente sobre as três fases do Capitalismo:
   
    A primeira fase Comercial ou Mercantil inicia-se com as grandes Navegações e Expansões Marítimas, que levaram os Europeus a todo o planeta. O estrangeiro busca riquezas como ouro, especiarias , prata e matérias-primas não encontradas em solo europeu. Estes comerciantes eram financiados por reis e nobres, enriqueciam e acumulavam capital.

    Capitalismo Industrial estende-se do século XVI ao XVIII. A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, fortalece o sistema capitalista e solidifica suas raizes na Europa e em outyras regiões do mundo. Modificou o sistema de produção, pois colocou a máquina para fazer o trabalho que antes era realizado pelos artesãos. Desta forma o dono da fábrica aumentou seu lucro pois a produção acontecia com mais rapidez e a mercadoria sofreu uma queda na qualidade por causa da quantidade feita. O desemprego, salários baixos, condições ruins de trabalho, poluição do ar e rios e acidentes nas máquinas foram problemas enfrentados pelos trabalhadores deste período. O lucro ficava com o empresário que pagava um salário baixo pela mão de obra dos operários.

     Capitalismo Financeiro iniciada no século XX, esta fase vai ter no sistema bacário, nas grandes corporações financeiras e no mercado globalizado. Este período está em pleno funcionamento até os dias de hoje. Grande parte dos lucros e do capital em circulação no mundo passa pelo sistema financeiro.A globalização permitiu as grandes corporações produzirem seus produtos em diversas partes do mundo, buscando a redução de custos. Estas empresas, dentro de uma economia de mercado, vendem estes produtos para vários países, mantendo um comércio ativo de grandes proporções. Os sistemas informatizados possibilitam a circulação e transferência de valores em quase
tempo real. Apesar das industrias e do comércio continuarem a lucrar muito dentro deste sistema, podemos dizer que os sistemas bancário e financeiro são aqueles que mais lucram e acumulam capitais dentro deste contexto econômico atual.

Quais as principais características do Capitalismo:
      Basicamente o Capitalismo tem quatro caracteristicas principais:
       O LUCRO: São valores vindo de resultando do trabalho e geração de serviço e venda , tendo como abjetivo principal o acumulo de capital.
        PROPRIEDADE PRIVADA; As propriedades tem dono, ou seja, são bens particulares de utilização induvidual.
        ECONOMIA DE MERCADO: O mercado regula preços, estóques e produção, baseado pelo processso de oferta e procura. O Estado intervem apenas em casos delicados, com medidas para garantir uma economia equilibrada.
        DIVISÃO DE CLASSES; Essa é a caracteristica mais marcante desse sistema, uma pequena parte da população são oa que detem a maior parte do capital,donos das grandes fábricas, empresas de serviços, na outra classe, a grande maioria, são os proletariados, recebem por seu trabalho, e tem, ou pelos é para ter, direito garantido a saúde, transporte, alimentação e lazer, todos de qualidade. Porém, sabemos que isso não é o que acontece. Possuem salário baixos e não tem garantido do governo necessidades básicas e serviços públicos de qualidade.

Quais as críticas de Karl Marx ao Capitalismo:
       Marx afirma que no processo de produção capitalista o homem se aliena, tornando-se mera peça de engrenagem produtiva. Ele não é mais dono de seus instrumentos de trabalho, o Ritmo de produção não é imposto por ele e tampouco domina o processo produtivo, ou seja, a divisão do trabalho. A principal consequência desse processo é que o trabalhador não se reconhece no produto que fez, e assim perde sua identidade enquanto sujeito. A alienação do produto do trabalho condus à alienação do himem. As relações interpessoais em geral passam a ser medidas pelas mercadorias e pelo o dinheiro, até os próprios proletariados adquirem caráter de mercadoria, pelo fato de sua força de trabalho ser comercializada no mercado. O trabalhador torna-se um ser privado de sua essência humana.

Como ocorre o Capitalismo no Brasil:
       O Brasil realizou seu processo de Industrialização num período muito rápido. Muito embora atrasado em relação aos países centrais. O Capitalismo não mudou muito desde os tempos do feudalismo , hoje continua as diferenças sociais, o trabalhador recebe o necessário pata sobreviver, produz mas não é reconhecido e quando não serve mais para o trabalho é demitido. O trabalhador é mais uma peça dentrode uma fábrica, ele perde sua essência humana. As empresas vem ao Brasil em busca de mão de obra barata, e isenção de imposto. Quem ganha muito dinheiro no Brasil hoje : O banqueiro, o grande industrial e os politicos.

Como o Capitalismo influência no escola:
         A construção de novas escolas técnicas e um ensino voltado a política produtiva, em que as aulas são e eram conteudistas e sectarizadas, se você quer ser engenheiro só deve entender de física e matemática, se quer ser advogado, letras e história , médico, biologia e quimica. O ensino deixa de ser um meio de ascenssão intelectual, para ascenssão social.


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário