domingo, 1 de setembro de 2013

SÓCRATES E SUAS INFLUÊNCIAS. A2...


  VIDA DE SÓCRATES

       Nasceu em Atenas, provavelmente em 470 A.C, filho de Sophroniscus (escultor) e de Phaenarete (parteira),teve uma educação tradicional,mas foi na juventude que começou a teser seus primeiros pensamentos Casado com Xântipe, que era bem mais jovem que ele, teve um filho Lamprocles. Há relatos de que ele teve mais dois filhos com sua segunda esposa Myrto.Foi influenciado pelas idéias do filosofo grego Anaxágoras .Estudava sempre a essência da natureza humana,considerado contemporâneo para seu tempo.  Ele mesmo não deixou uma só palavra escrita, sabemos de sua historia e suas ideias por seu amigo e discípulo Platão, que publicou relatos e seus pensamentos. Platão foi discípulo de Sócrates e defendia que as idéias formavam o foco do conhecimento intelectual. Os pensadores teriam a função de entender o mundo da realidade, separando-o das aparências. Caminhava pelas ruas de Atenas pregando a lógica, em um constante convite às pessoas a pensarem por si próprias. Foi venerado pelos jovens e progressistas de sua época, o que o tornava para os tradicionalistas um perigoso símbolo revolucionário, acusando-o de não acreditar nos seus deuses e de corromper sua juventude. Não foi aceito por parte da aristocracia grega, pois pregava totalmente o inverso das leis morais da época, criticava aspectos da cultura, crenças e costumes dizendo que as mesmas não ajudavam no desenvolvimento intelectual do ser humano o do saber questionar sobre as coisas.Em virtude destas desconfianças acusaram-no injustamente de trair Atenas na guerra contra Esparta, condenando-o a morte acabou por ser preso.Em sua cela, foi condenado a suicidar-se tomando um veneno chamado cicuta, em 399 A.C com 71 anos de idade. Em vez de fugir ele aceitou a condenação, pois para ele o império da lei era inquestionável.Na sua última noite na prisão, sempre discutindo filosofia junto aos seus jovens discípulos, entre eles Platão, a discussão girou em torno de sua angustiante dúvida: haveria outra vida após a morte? Morreu após tomar serenamente uma taça de cicuta. 

Teorias de Sócrates 

Defende o carácter eterno de certos valores como o Bem, Virtude, Justiça, Saber. O valor supremo da vida é atingir a perfeição e tudo deve ser feito em função deste ideal, o qual só pode ser obtido através do saber. Na vida privada ou na vida pública, todos tinham a obrigação de se aperfeiçoarem fazendo o Bem, sendo justos. O homem sábio só pode fazer o bem, sendo as injustiças próprias dos ignorantes (Intelectualismo Moral)
Teoria do Conhecimento de Sócrates: tem como objeto de estudo compreender qual é e o que é o conhecimento verdadeiro. Para Sócrates o conhecimento é fazer com que os homens adquiram, a partir da razão, o conhecimento do que é em si – isto é, a substância ou essência dos seres [verdade].
Ética: é fazer com que os homens busquem a prática de ações corretas ou justas nas relações privadas e públicas [políticas] com os membros da organização política em que os cidadãos vivem.
São estas duas teorias trabalhadas em Sócrates: conhecimento e ética, andam lado a lado.

Pensamento e influência do pensamento 

Sócrates, orientado por um oráculo que lhe teria dito: “conhece-te a ti mesmo”, usava o diálogo para “parir” as ideias de seus interlocutores a respeito de temas como a virtude e o amor. Acreditava que nada sabia, e que o verdadeiro saber é o autoconhecimento.
Sócrates considerado pelos seus seguidores um dos homens mais sábios e inteligentes da época. Tinha como objetivo levar o conhecimento e a sabedoria aos cidadãos gregos. O filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e diversas concepções .Para ele, a verdade está ligada ao bem moral do ser humano, buscava entender o funcionamento do Universo dentro de uma concepção científica, hoje  é considerado um dos principais filósofos de toda a história da filosofia ocidental.


Algumas frases e pensamentos atribuídos ao filósofo Sócrates
A vida que não passamos em revista não vale a pena viver..
É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal.
A ociosidade é que envelhece, não o trabalho.
O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância.
Há sabedoria em não crer saber aquilo que tu não sabes.

A verdade não está com os homens, mas entre os homens.
Biografia :
 www.netmundi.org/pensamentos/tag/socrates/page/10
http://pt.wikipedia.org/wiki/socrates acessado em 02/09/2013 as 18:30
http://afilosofia.no.sapo.pt/etica.htm acessado  em 26/08/2013 as 00:00
http://www.infoescola.com/filosofia/socrates/ acessado em 09/09/2013 as 18:15.


Nenhum comentário:

Postar um comentário