sexta-feira, 24 de maio de 2013

CAPITALISMO


Fases do Capitalismo

a) Primeira Fase - CAPITALISMO COMERCIAL OU MERCANTIL:


      Esta fase se estende-se no Séc. XVI ao XVIII. Período em que a burguesia mercante começa a buscar riquezas em outras terras fora da Europa. Os comerciantes e a nobreza estavam a procura de ouro, prata, especiarias e matérias-primas não encontradas em solo europeu. Os comerciantes financiado por reis e nobres, ao chegarem a América, vão começar um ciclo de exploração, cujo objetivo principal era o enriquecimento e acumulo de capital.

b) Segunda Fase - CAPITALISMO INDUSTRIAL:

     Foi a época da Revolução Industrial no Séc. XVIII. Onde a Europa passa por uma mudança significativa no que refere ao sistema de produção. Essa Revolução inicia-se na Inglaterra, fortalece o sistema capitalista e solidifica suas raízes na Europa em em outras regiões do mundo. Esta também modificou o sistema de produção, pois colocou a máquina para fazer o trabalho que antes era realizado pelos artesões. Desta forma o dono aumentou a margens do lucro com uma produção mais rápida, e por outro lado a população perdeu muito, o desemprego, abaixo salário e péssimas condições de trabalho foram problemas enfrentados pelos trabalhadores deste período.

c) Terceira Fase - CAPITALISMO FINANCEIRO:  

       Iniciada no Séc. XX, está fase vai ter no sistema bancário, nas grandes corporações financeiras e no mercado globalizado as molas mestres de desenvolvimento. Podemos dizer que este período está em pleno funcionamento até os dias de hoje. Com a globalização permitiu-se as grandes corporações produzirem seus produtos em diversas partes do mundo, buscando a redução de custos, dentro de uma economia de mercado, vendem estes produtos para vários Países, mantendo um comércio de grande proporções. Apesar das indústrias e do comércio continuares a lucrar muito dentro deste sistema, podemos dizer que os sistema bancário e financeiro são aqueles que mais lucram e acumulam capitais dentro deste contexto econômico atual.

As principais características do Capitalismo

  • Busca dos lucros,
  • uso de mão-de-obra assalariada,
  • moeda substituindo o sistema de trocas, 
  • relações bancárias,
  • fortalecimento do poder da burguesia,
  • desigualdades sociais.

3) Quais as críticas de Karl Marx ao Capitalismo?
    
    Afirma que no processo de produção capitalista, o homem se torna uma mera peça de engrenagem produtiva. Ele não é dono dos seus instrumentos de trabalhos, tampouco domina o processo produtivo ou seja, a divisão do trabalho. O trabalhador não se conhece no produto que faz, e assim perde a sua identidade enquanto sujeito. As reações interpessoais em geral passam a ser medidas pelas mercadorias e pelo dinheiro. O trabalhador torna-se um ser provado de sua essência humana.

 
 Como ocorre o Capitalismo no Brasil?


    De concreto, e com fatos comprovados, sabe-se que o sistema capitalista é uma máquina de fazer ricos e pobres, principalmente nos países subdesenvolvidos. É o Estado a serviço da burguesia. Quem ganha dinheiro, e muito, hoje no Brasil?? Os de sempre: banqueiro, o grande industrial e os políticos via corrupção.

  
Como o Capitalismo influência na Escola?


    O professor deve respeitar as diversas culturas que abrange a sociedade, pois ele é um profissional liberal. Apesar que hoje em dia, o seu trabalho é pouco valorizado. E com isso tem  menos valor do que outros profissionais.
     O Capitalismo é ressaltado nas escolas através das desigualdades sociais e econômicas entre os alunos.

Autoras: Adriana, Fernanda, Silvana

Nenhum comentário:

Postar um comentário