terça-feira, 14 de maio de 2013

Sociologia Funcionalista

       A reformulação do conceito de sistema foi o centro de todas interpretações que constituem a contribuição do funcionalismo, última corrente do pensamento sociológico e integrada por dois importantes ramos: o macrofuncionalismo, derivado do organicismo sociológico e da antropologia, e o microfuncionalismo, inspirado nas teorias da escola psicológica de Gestalt e positivismo.
    Entre os adeptos do funcionalismo estão os antropólogos culturais Bronislaw Malinowski e A.R Radeliffe - Brown. O macrofuncionalismo se caracteriza pela unidade organica que considera fundamental: os esquemas em larga escala. Foi o italiano Vilvefredo Pareto quem permitiu a transição entre o organismo e o funcionalismo, quando concebeu o conceito de sistema, conferindo-lhe correta formulação abstrata. A forma da sociedade, segundo ele, é determinada pela interação entre os elementos  que compõem e a interação desses elementos como o todo, o que implica a existência de uma determinação recíproca entre diversos elementos: a introdução de qualquer mudança provoca uma reação cuja a finalidade é a recuperação do estado original ( noção de equilíbrio sistêmico).
      O microfuncionalismo desenvolveu-se na área de análise dos grupos em sua dinâmica e não na área de estudo da sociedade como um sistema. O americano Kurt Lewin, com a teoria sobre os "campos dinâmico", conjuntos de fatos físicos e sociais que determinam o comportamento de um indivíduo na sociedade, abriu novos caminhos para o estudo dos grupos humanos.


Teorização Funcional

- Vê o universo social como um sistema de partes inteligados ( Turner e Maryanski, 1979).
- As partes são analisadas em termos de suas consequências, ou funções para o sistema maior;
- Uma parte é examinada com respeito a como se preenche uma necessidade ou requisito do todo;
- As teorias funcionalistas nos levam a ver o universo social, ou qualquer parte dele. Como um todo sistêmico cujos elementos consitutivos funcionam em conjunto, ou seja, o funcionamento do todo.
Problema: as teorias funcionalistas frequentemente veem as sociedades como demasiadamente bem integradas e organizadas.
    A influência do funcionalismo na educação tem várias interpretações, tais como sua função social na escola que considera o fatos socio econômico determinante no impediemento de uma educação transformadora; as tendências pedagógicas predomiante que resumem-se basicamente a pedagogia tradicional; a disciplina escolar que depende da estrutura da escola, do Estado, da situação familiar, política e social; a educação e o estado onde deverá monopolizá-lo através de um só tipo de ideologia e a educação e a família onde está não pode interferir totalmente no processo de educação, pois o jovem recebe a influência do mundo, da época, dos costumes.


Eliane de Souza Costa, Cássia Fonseca, Cristiane Silva da Silva e Elizete Mazera da Silveira.

Turma: A2

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