Sujeito e objeto do conhecimento
Para que exista conhecimento sempre será necessária a relação de dois elementos básicos: Sujeito conhecedor(nossa consciência, nossa mente) e um objeto conhecido (a realidade, com o mundo, os inúmeros fenômenos). Sá haverá conhecimento se o sujeito conseguir apreender o objeto, isto é conseguir representá-lo mentalmente. Neste momento, o sujeito apropria-se de certo modo do objeto.
Conhecimento Empírico- O homem conhece os fatos as coisas em sua ordem aparente, por experiências feitas por acaso se método e investigações pessoais feitas ao sabor da circunstância da vida.
Conhecimento Científico- É privilégio de especialistas das diversas áreas da ciências. Surge não apenas da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida, mas do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas e da discussão intersubjetiva. O que se deve chamar de método científico, por tanto, é aquele conjunto de procedimentos não padronizados adotados pelo investigador, orientados por postura e atitudes críticas e adequadas á natureza de cada problema investigado. O que se aceita chamar de método científico é a forma crítica de produzir o conhecimento científico, que consiste nas produções de hipóteses bem fundamentadas e estruturadas em sua coerência teórica (verdade sintática) é na possibilidade de serem submetidas a uma testagem crítica severa (verdade semântica) avaliada pela comunidade científica (verdade pragmática).
Conhecimento Teológico- é um conjunto de verdades que a que os homens chegaram, não como auxilio de sua inteligência, mas mediante a aceitação de uma revelação de vida, tudo em uma religião é aceita pela fé: nada pode ser provado cientificamente e nem se aceita crítica, pois o justo viverá pela fé. A revelação é uma única fonte de dados. Também conhecido como conhecimento religioso, teológico ou mistico,ele é baseado exclusivamente na fé humana desprovido de método e raciocínio. Ex: As Escrituras Sagradas como: A Bíblia, O Alcorão e a Sagrada Tradição.
Conhecimento na Modernidade- É a partir do mundo moderno que o sujeito ganha certas capacidades humanas fixas e um sentimento estável de seu próprio eu. Ele ganha consciência que é uma identidade racional, moral e psicológica. Ele torna-se um ser soberano autônomo, fixo, testável compreendendo que é um ser que pensa, sente, reflete e agi e interage com o mundo objetivo.
a)
Karl
Marx- Na concepção do materialismo-histórico, o sujeito é determinado por aquilo
que ele faz, é determinado pelo seu ser social. “A forma como os indivíduos
manifestam a sua vida, reflete muito aquilo que são. O que são coincide,
portanto, com a sua produção, isto é, tanto com aquilo que produzem como a
forma como produzem. Aquilo que os indivíduos são depende, portanto, das
condições materiais de sua produção” É o
comportamento material do homem que
fomenta suas representações e pensamentos. (O conhecimento é muito importante
para os trabalhadores lutarem por seus
direitos).
b)
Freud-
Procurou mostrar que o ser humano é dominado por impulsos cegos e irracionais inconscientes.
Não somos seres autônomos e radicais donos de si mesmo. O Eu (Ego) “Não é senhor
em sua própria casa”, o sujeito não é um ser da consciência, mas sim da inconsciência, não é um ser da razão, mas
sim é governado por um querer cego e irracional, destituído de sentido e
finalidade.
c)
Foucault-
Ele retoma a genealogia nietzschiana dedicando-se a estudar a história das
instituições disciplinares que surgiram na modernidade e pensa a constituição
do sujeito a partir de formas de discursos e de relações de poder. Foucault
percebeu que suas pesquisas empíricas que a partir do século XVII, através do
inquérito, ou seja, de certas formas de análise de problemas jurídicos,
judiciários e penais, surgem conhecimentos como a Sociologia, a Psicopatologia,
a Criminologia e a Psicanálise.
Bibliografia:
Metodologia 109.pbworks.com
Homota2.wordpress.com.
http://filosofia. Wordpresss.com
Sujeito e objeto do conhecimento
Para que exista conhecimento sempre será necessária a relação de dois elementos básicos: Sujeito conhecedor(nossa consciência, nossa mente) e um objeto conhecido (a realidade, com o mundo, os inúmeros fenômenos). Sá haverá conhecimento se o sujeito conseguir apreender o objeto, isto é conseguir representá-lo mentalmente. Neste momento, o sujeito apropria-se de certo modo do objeto.
O sujeito do conhecimento para o:
Conhecimento Empírico- O homem conhece os fatos as coisas em sua ordem aparente, por experiências feitas por acaso se método e investigações pessoais feitas ao sabor da circunstância da vida.
Conhecimento Científico- É privilégio de especialistas das diversas áreas da ciências. Surge não apenas da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida, mas do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas e da discussão intersubjetiva. O que se deve chamar de método científico, por tanto, é aquele conjunto de procedimentos não padronizados adotados pelo investigador, orientados por postura e atitudes críticas e adequadas á natureza de cada problema investigado. O que se aceita chamar de método científico é a forma crítica de produzir o conhecimento científico, que consiste nas produções de hipóteses bem fundamentadas e estruturadas em sua coerência teórica (verdade sintática) é na possibilidade de serem submetidas a uma testagem crítica severa (verdade semântica) avaliada pela comunidade científica (verdade pragmática).
Conhecimento Teológico- é um conjunto de verdades que a que os homens chegaram, não como auxilio de sua inteligência, mas mediante a aceitação de uma revelação de vida, tudo em uma religião é aceita pela fé: nada pode ser provado cientificamente e nem se aceita crítica, pois o justo viverá pela fé. A revelação é uma única fonte de dados. Também conhecido como conhecimento religioso, teológico ou mistico,ele é baseado exclusivamente na fé humana desprovido de método e raciocínio. Ex: As Escrituras Sagradas como: A Bíblia, O Alcorão e a Sagrada Tradição.
Conhecimento na Modernidade- É a partir do mundo moderno que o sujeito ganha certas capacidades humanas fixas e um sentimento estável de seu próprio eu. Ele ganha consciência que é uma identidade racional, moral e psicológica. Ele torna-se um ser soberano autônomo, fixo, testável compreendendo que é um ser que pensa, sente, reflete e agi e interage com o mundo objetivo.
Defina a noção de sujeito para os Filósofos abaixo:
a)
Karl
Marx- Na concepção do materialismo-histórico, o sujeito é determinado por aquilo
que ele faz, é determinado pelo seu ser social. “A forma como os indivíduos
manifestam a sua vida, reflete muito aquilo que são. O que são coincide,
portanto, com a sua produção, isto é, tanto com aquilo que produzem como a
forma como produzem. Aquilo que os indivíduos são depende, portanto, das
condições materiais de sua produção” É o
comportamento material do homem que
fomenta suas representações e pensamentos. (O conhecimento é muito importante
para os trabalhadores lutarem por seus
direitos).
b)
Freud-
Procurou mostrar que o ser humano é dominado por impulsos cegos e irracionais inconscientes.
Não somos seres autônomos e radicais donos de si mesmo. O Eu (Ego) “Não é senhor
em sua própria casa”, o sujeito não é um ser da consciência, mas sim da inconsciência, não é um ser da razão, mas
sim é governado por um querer cego e irracional, destituído de sentido e
finalidade.
c)
Foucault-
Ele retoma a genealogia nietzschiana dedicando-se a estudar a história das
instituições disciplinares que surgiram na modernidade e pensa a constituição
do sujeito a partir de formas de discursos e de relações de poder. Foucault
percebeu que suas pesquisas empíricas que a partir do século XVII, através do
inquérito, ou seja, de certas formas de análise de problemas jurídicos,
judiciários e penais, surgem conhecimentos como a Sociologia, a Psicopatologia,
a Criminologia e a Psicanálise.
Bibliografia:
Metodologia 109.pbworks.com
Homota2.wordpress.com.
http://filosofia. Wordpresss.com
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