sexta-feira, 24 de maio de 2013

Capitalismo

 Fases do capitalismo.

a)O capitalismo comercial ou mercantil
     Em período inicia-se com as grandes navegações e expansões marítimas européias.
     A fase em que a burguesia mercante começa a buscar riquezas em outras terras fora da Europa. Começa o ciclo da exploração, cujo o objetivo principal era o enriquecimento e o acumulo de capital.

b) Capitalismo Industrial
     Foi a época da revolução industrial, a Europa passa por uma mudança no que se refere ao sistema de produção. Colocou a máquina para fazer o trabalho que antes era realizado pelos artesões, a margem de lucro das empresas aumentou e a população perdeu muito. O desemprego salários  baixos, péssimas condições de trabalho , poluição dos rios, acidentes nas máquinas, foram problemas enfrentados pelos trabalhadores.
     O lucro ficava com o empresario que pagava um salario baixo pela mão de obra dos operários.
     A Ásia e a África foram exploradas pelos europeus, as populações foram dominadas a força e tiveram suas matérias primas roubadas, além de serem forçados a trabalharem em jazidas de mineração e consumirem os produtos industrializados.

c) Capitalismo financeiro
    Essa fase vai ter no sistema bancário , nas corporações financeiras e no mercado globalizado as molas mestras do desenvolvimento.
    Esse período está em funcionamento até os dias de hoje, o sistema informatizado possibilita a transferência de valores e circulação em tempo real. O sistema bancário e financeiro são os que mais acumulam capital atualmente.


As principais características  do capitalismo

*Toda negociação é feita em dinheiro
*O capitalista pode demitir ou admitir trabalhadores, pois é dono do capital e da propriedade
*Toda mercadoria é destinada para venda e não para uso pessoal
* O trabalhador recebe um sálario em tróca do seu trabalho

 Criticas de Karl Marx ao capitalismo

     Para Marx  a base de cada sociedade humana é o processo de trabalho, seres humanos cooperando entre si para fazer uso das forças da natureza e por tanto satisfazer suas necessidades.
     Marx afirma que no processo de produção capitalista o homem se aliena tornando-se uma peça de engrenagem produtiva, o trabalhador perde sua identidade em quanto sujeito, pois não se reconhece no produto em que fez, e não é mais dono dos seus instrumentos de trabalho.

 Como ocorre o capitalismo no Brasil?

     No Brasil o capitalismo não mudou muito desde os tempos do feudalismo, continuam as desigualdades sociais, o trabalhador recebe o necessário para sobreviver, produz mas não é reconhecido e quando não serve mais para o trabalho é demitido perdendo sua  essência humana.
    As industrias estrangeiras vem para o Brasil em busca de mão de obra barata, e isenção de impostos. A movimentação finaceira se dá através da bolsa de valores.

 Como o capitalismo influencia na escola?

A escola valoriza aquilo que é desvalorizado na casa do aluno, o professor deve ser orientado a respeitar a pluralidade das culturas nascidas  de diversas sociedades. Apesar de ser considerado um profissional liberal, o professor é visto como inferior por causa de seu baixo salário.

 
Nomes: Ana Giseli, Cicley e Marielen

Nenhum comentário:

Postar um comentário