quinta-feira, 23 de maio de 2013

Sujeito do conhecimento.

Nomes: Elisandra do Santos, Roselaine Ferro, Cristine Moresco e Gabriela Amaral T: A1


    No dicionário de filosofia o "Sujeito" aparece como sinônimo de Eu, ser individual, que pratica ações. Lacan em Ciência e verdade, utilizou a expressão " Sujeito suposto ao saber". Porém como os saberes mudam pode-se supor que o sujeito muda. Sujeito e obejto formam uma dualidade um não existe sem o outro, fazem parte um do outro podendo até por vezes o sujeito ser o próprio objeto.

   Para o empirismo o sujeito adiquire seus conhecimentos interagindo com o meio, porém não é um conhecimento crítico, é superficial, imediato das experiências. É assistemático, ou seja não segue um sistema. No conhecimento científico pessoas, cientistas, se dedicam a estudar e provar hipóteses gerando teorias, que podem ser mudadas e estudadas posteriormente. No conhecimento teológigo as  pessoas adquirem seus conhecimentos baseadas na fé. Já na modernidade se constrói o conhecimento buscando respostas a todos questionamentos do homem. Porém isso trouxe assim a pretensão onipotente da razão humana, fazendo com que o homem acabe se tornando egoísta.

    Karl Marx definia o sujeito a partir do meio social em que ele vivia.

    O sujeito para Freud  não só e identico a si,como se torna sempre outro,na medida em que,a representação não e mais o espelho do mundo e o lugar da verdade.O sujeito psicanálise não é o sujeito cartesianaracional,pensantes e cons

     Para Foucault o homen se constitui a partir das relações nas instituições e da linguagem (discurso). O sujeito é capaz de aprender o mundo e modifica-lo,segundo eles a sujeitos que variam de uma época para outra,dependendo de suas interações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário