domingo, 26 de maio de 2013

Fases do capitalismo

 
Sistema capitalista
 
Capitalismo mercantil comercial: È a fase em que a burguesia mercante começa a buscar riquezas em outras terras fora da Europa. Ao chegarem a América   iniciam o acumulo de riquezas.
Capitalismo industrial: Esta fase foi marcada pela revolução industrial na Europa. Ocorre mudanças significativas no que se refere ao sistema de produção, colocando-se máquinas no lugar dos trabalhadores artesãos. Com isso os empresários conseguiram ter mais lucros, decorrente do aumento de produção  e com a queda dos preços das mercadorias. Em contra -partida os trabalhadores não foram valorizados e o meio ambiente foi prejudicado com a poluição e desmatamento para construção de novas fábricas devido à busca incessante de um lucro desenfreado.
Capitalismo financeiro: esta fase iniciou-se no século XX com o sistema bancário.
As grandes coorporações bancárias no mercado globalizado são as molas mestras do desenvolvimento do capitalismo financeiro
Neste sistema todas as transações, os negócio s bancários e o comércio passam pelo financeiro. Com a informatização e a globalização a circulação de capitais são em  tempo real. Apesar da indústria e do comércio estarem lucrando, o sistema bancário e financeiro é o que mais lucra. Esta fase do capitalismo faz parte de nossa vida.
 Principais características do capitalismo 
Busca do lucro, de mão de obra assalariada, moeda substituindo o sistema de troca, relações bancárias, fortalecimento do poder da burguesia, desigualdades sociais.
 Criticas de Karl Marx ao capitalismo
Marx critica o capitalismo por ser um sistema que se preocupa unicamente com a busca do capital, que só visa o lucro, onde a classe burguesa concentra o poder, pois com a busca do capital o sistema não vê nenhum impecílio moral ou ético por parte dessa burguesia em explorar o trabalhador. Em decorrência disso o mesmo torna-se um ser privado de sua essência humana.
(4) Como ocorreu o capitalismo no Brasil
O capitalismo no Brasil apresentado um a desigualdade em relação ao capital e o trabalho,isso acontece constantemente, pelas divergências entre trabalhadores que almejam melhorias de trabalho e as empresasque almejam o lucro.Também ocorre o problema da devastação da natureza devido a exploração dos recursos naturais, e o aumento  da desigualdade social, em decorrência da má distribuição de renda. Por fim a perda  de valores do ser humano, onde os bens materiais tem mais importância que as pessoas, e o indivíduo é valorizado pelo que ele tem e não pelo que ele é.
 Influencia do Capitalismo na escola 
     Com a construção de novas escolas técnicas e um ensino voltado para a política  produtiva, o ensino deixa de ser um meio de ascensão intelectual para ascensão social. Podemos perceber que realmente a sociedade atual visualiza-se a escola sendo um local de formação para o trabalho.


Turma: A 2
Nomes: Maria helena
Elizete
Loreni

Nenhum comentário:

Postar um comentário