quinta-feira, 4 de abril de 2013

Conhecimento


Nomes: Deise, Carina, Karine.   Turma: A1

Trabalho de Filosofia da Educação.



1.  Explicar como o conhecimento era concebido pelos filósofos gregos, pelo pensamento Cristão e na Modernidade:

·         Filósofos Gregos: Os filósofos tentaram encontrar a verdade em um principio único e, que se compreende a realidade, isto é, sobre o ser.
Estabeleceram o mero opinar, conhecer o verdadeiro pelo pensamento, raciocínio ou reflexão.
·        Cristãos: Na concepção cristã só através da fé o homem poderia compreender o mundo e a si mesmo, alcançando assim a verdade.
·        Modernidade: Na modernidade a filosofia procurou não só saber, mas questionar a sua possibilidade e condições de realização.

2.  Perspectivas principais do período moderno: Ceticismo, dogmatismo, empirismo e criticismo.

·        Ceticismo: Afirma a impossibilidade de o homem conhecer, qual fora o objeto, negando a verdade de saber, e que tudo em que acreditamos não passa de hábitos.
·        Dogmatismo: Posição que afirma ser nossa razão portadora de capacidades inatas para conhecer o mundo.
·        Empirismo: Doutrina que nega a existência de ideias em nossa mente antes de qualquer experiência.
·        Criticismo: Significa dizer que conhecermos o real não em si, mas como podemos organiza-lo e aprende-lo segundo modelos esquemáticos próprios do nosso intelecto.
3.  Conceituar, comentar e exemplificar os tipos de conhecimentos a seguir: Empírico, filosófico, teológico e cientifico.
·         Empírico: É o conhecimento adquirido pela experiência do povo em comprovar cientificamente.
Ex: Minha vó tomava chá de camomila para acalmar, anos depois foi comprovado cientificamente que camomila é um calmante natural.
·        Filosófico: É o conhecimento da relação do homem com o seu dia-a-dia. Não é estática ao contrário esta sempre em transformação. É um estudo reflexivo e critico.
·        Teológico: Preocupa-se com verdades absolutas. Verdades que só a fé pode explicar. Acredita-se que o conhecimento é explicado pela religião.
·        Cientifico: O conhecimento cientifico é preciso ser provado. Surge da duvida e é comprovado concretamente gerando leis validas.


Bibliografia: Poligrafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário