Nomes: Deise, Carina, Karine. Turma: A1
Trabalho de Filosofia da Educação.
1. Explicar como o conhecimento era concebido pelos filósofos
gregos, pelo pensamento Cristão e na Modernidade:
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Filósofos
Gregos: Os filósofos tentaram encontrar a verdade em um principio único e, que se
compreende a realidade, isto é, sobre o ser.
Estabeleceram o mero opinar, conhecer o
verdadeiro pelo pensamento, raciocínio ou reflexão.
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Cristãos: Na concepção cristã só através da
fé o homem poderia compreender o mundo e a si mesmo, alcançando assim a
verdade.
·
Modernidade: Na modernidade a filosofia
procurou não só saber, mas questionar a sua possibilidade e condições de
realização.
2. Perspectivas principais do período moderno: Ceticismo,
dogmatismo, empirismo e criticismo.
·
Ceticismo: Afirma a impossibilidade de o
homem conhecer, qual fora o objeto, negando a verdade de saber, e que tudo em
que acreditamos não passa de hábitos.
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Dogmatismo: Posição que afirma ser nossa
razão portadora de capacidades inatas para conhecer o mundo.
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Empirismo: Doutrina que nega a existência de ideias
em nossa mente antes de qualquer experiência.
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Criticismo: Significa dizer que conhecermos o
real não em si, mas como podemos organiza-lo e aprende-lo segundo modelos esquemáticos
próprios do nosso intelecto.
3. Conceituar, comentar e exemplificar os tipos de
conhecimentos a seguir: Empírico, filosófico, teológico e cientifico.
·
Empírico: É o conhecimento adquirido pela experiência
do povo em comprovar cientificamente.
Ex: Minha vó tomava chá de camomila para acalmar,
anos depois foi comprovado cientificamente que camomila é um calmante natural.
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Filosófico: É o conhecimento da relação do
homem com o seu dia-a-dia. Não é estática ao contrário esta sempre em
transformação. É um estudo reflexivo e critico.
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Teológico: Preocupa-se com verdades absolutas.
Verdades que só a fé pode explicar. Acredita-se que o conhecimento é explicado
pela religião.
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Cientifico: O conhecimento cientifico é preciso
ser provado. Surge da duvida e é comprovado concretamente gerando leis validas.
Bibliografia: Poligrafo.
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