terça-feira, 9 de abril de 2013

Filosofia da Educação

TRABALHO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

1. Explique como o Conhecimento era concebido pelos Filosófos Gregos, Pelos Pensamento Cristão e na Modernidade?

a) Gregos: Os gregos acreditavam que o verdadeiro conhecimento não era uma mera apreensão particular do pensamento, raciocinio ou reflexão, mas sim um conhecimento capaz de conhecer realmente o universo e sua estrutura.



b) Pensamento Cristão: Acreditavam que sua salvação dependia somente de DEUS, e só atraves da fé o homem poderia compreender o mundo e a si mesmo, alcançando assim a verdade.



c) Modernidade: A questão do conhecimento foi devidamente sistematizada na Modernidade, a filosofia procurou não só saber quantos conhecimentos existiam e nem de quantos objetos, mas questionar a sua possibilidade de condições de realização. Até aqui, percebe-se que o conhecimento necessitava de provas e demosntrações racionais tendo um correspondente na realidade que seguisse leis como causalidade, reversibilidade, publicidade, etc. Hoje, a ciência cada dia mais especializada se preocupa nao em provar uma teoria, mas refutá-la ou falséala.





2. Perspectivas prinicpais do período Moderno Ceticismo, Dogmatismo e Criticismo.


a) Ceticismo: Posição filosófica que afirma a impossibilidade do homem conhecer seja qual for o objeto, negando a verdade do saber e que tudo em que acreditamos não passa de hábitos (Hume).

b) Dogmatismo: posição que afirma ser nossa razão portadora de capacidades inatas para conhecer o mundo, capacidades estas independentes da experiência sensorial. Aqui o sujeito do conhecimento é valorizado em detrimento da experiencia sensível (Descartes, leibniz).

c) Criticismo: Posicão que visa ao mesmo tempo criticar as anteriores, porém sintetizando-as. Desenvolvida pelo filósofo alemão Immanuel Kant, visa mostrar as condições de possibilidade que um sujeito tem para conhecer um objeto. Significa dizer que conhecemos a real não em si, mas como podemos organizá-lo e apreende-lo segundo modelos esquemáticos próprios do nosso intelecto.




3) Conceituar, Comentar e Exemplicar os tipos de Conhecimentos a seguir: Empirismo, Filosófico, Teológico e Científico.

a) Conhecimento Empírico ou Senso Comum:
   O conhecimento Empirismo é também chamado de conhecimento popular ou comum. É aquele obtido no dia a dia, independentemente de estudos ou critérios de análise. Foi o primeiro nível de contato do homem com o mundo, acontecendo através de experiências casuais e de erros e acertos, sem observação metódica, nem verificação sistemática. “Pode também resultar de simples transmissão de geração para geração e, assim, fazer parte das tradições de uma coletividade”.

b) Conhecimento Filosófico:
    A filosofia não é uma ciência propriamente dita, mas um tipo de saber que procura desenvolver no indivíduo a capacidade de raciocínio lógico e de reflexão crítica, sem delimitar com exatidão o objeto de estudo. Dessa forma, o conhecimento filosófico não pode ser verificável, o que o torna sob certo ponto de vista, infalível e exato.
    Apesar da filosofia não ter aplicação direta à realidade, existe uma profunda interdependência entre ela e os demais níveis de conhecimento. Essa relação deriva do fato que o conhecimento filosófico conduz à elaboração de princípios universais, que fundamentam os demais, enquanto se vale das informações empíricas, teológicas ou científicas para prosseguir na sua evolução.

c) Conhecimento Teológico:
    É o conhecimento relacionado ao misticismo, à fé, ao divino, ou seja, à existência de um Deus, seja ele o Sol, a Lua, Jesus, Maomé, Buda, ou qualquer outro que represente uma autoridade suprema.
   O Conhecimento teológico, de forma geral, encontra seu ápice respondendo aquilo que a ciência não consegue responder, visto que ele é incontestável ou dogmático, já que se baseia na certeza da existência de um ser supremo (Fé).
   Os Conhecimentos ou verdades teológicas estão registrados em livros sagrados, que não seguem critérios científicos de verificação e são revelados por seres iluminados como profetas ou santos, que estão acima de qualquer contestação por receberem tais ensinamentos diretamente de um Deus.

d) Conhecimento Científico:
   A ciência é uma necessidade do ser humano que se manifesta desde a infância. É através dela que o homem busca o constante aperfeiçoamento e a compreensão do mundo que o rodeia por meio de ações sistemáticas, analíticas e críticas.
   Ao contrário do empirismo, que fornece um entendimento superficial, o conhecimento científico busca a explicação profunda do fenômeno e suas inter-relações com o meio.




Grupo: 

Adriana Teresinha Lisboa
Fernanda Muniz Lima
Silvana Mello de Oliveira
Tamires de Azevedo  Gonçalves

Turma: A1








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