AS
INFLUÊNCIAS DA SOCIOLOGIA BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO
No
ano de 1920 começam as mudanças culturais no Brasil, visto que não
se achava mais cabível o estilo europeu que havia transformado o
país quase em uma segunda Paris. Asociologia Brasileira e
Educacional começa a ganhar espaço juntamente com seus
intelectuais, sendo que um de seus pioneiros foi Fernando de Azevedo.
Em
uma das mais tumultuadas conferências relizadas na Associação
Brasileira de Educação, Getúlio Vargas pede que os educadores ali
presentes esboçem um pedagogia e uma filosofia da educação que
norteasse o governo revolucionário. Essa responsabilidade foi
passada para Fernando de Azevedo que, depois de redigir o texto,
repassou-o a um grupo restrito de renovadores para consulta e
publica-o na imprensa de todo o Brasil.
Esse
documento ficou conhecido como “Manifesto
dos Pioneiros da Educação Nova”.
Tal documento lançava bases de uma educação:
- democrática e essencialmente pública;
- ensino para ambos os sexos;
- ensino laico e gratuito;
- criação de universidades com autonomia e sem restrição.
A publicação
desse documento foi um marco histórico na mudança e consolidação
da educação nacional. Tais influências dessa linha de pensamento
são cultivadas até hoje.
Onde vemos essa
ideias nos dias atuais?
Essas
ideias estão vivas em escolas, na maneira de educar. Obvimente na
prática ainda há muitos empecilhos, mas o que deveria ocorrer é
uma educação homogênea, sem discriminação de qualquer que seja a
origem e ensino de qualidade para todo o país e não somente para
partes mais abastadas.
A Sociologia
Brasileira da Educação sofreu uma reforma que permanece vigente,
mas que não tão futuramente deverá sofrer novas mudanças e
adequações para acompanhar o ritmo do ensino e dessa nova sociedade
brasileira.
Nomes : Jessica Tramontini Vieira E Maria Elizabethe A. Soares
Turma: A2
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