terça-feira, 2 de abril de 2013

AS INFLUÊNCIAS DA SOCIOLOGIA BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO


AS INFLUÊNCIAS DA SOCIOLOGIA BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO

     No ano de 1920 começam as mudanças culturais no Brasil, visto que não se achava mais cabível o estilo europeu que havia transformado o país quase em uma segunda Paris. Asociologia Brasileira e Educacional começa a ganhar espaço juntamente com seus intelectuais, sendo que um de seus pioneiros foi Fernando de Azevedo.
    Em uma das mais tumultuadas conferências relizadas na Associação Brasileira de Educação, Getúlio Vargas pede que os educadores ali presentes esboçem um pedagogia e uma filosofia da educação que norteasse o governo revolucionário. Essa responsabilidade foi passada para Fernando de Azevedo que, depois de redigir o texto, repassou-o a um grupo restrito de renovadores para consulta e publica-o na imprensa de todo o Brasil.
    Esse documento ficou conhecido como “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”.    Tal documento lançava bases de uma educação:
  • democrática e essencialmente pública;
  • ensino para ambos os sexos;
  • ensino laico e gratuito;
  • criação de universidades com autonomia e sem restrição.

   A publicação desse documento foi um marco histórico na mudança e consolidação da educação nacional. Tais influências dessa linha de pensamento são cultivadas até hoje.
Onde vemos essa ideias nos dias atuais?
   Essas ideias estão vivas em escolas, na maneira de educar. Obvimente na prática ainda há muitos empecilhos, mas o que deveria ocorrer é uma educação homogênea, sem discriminação de qualquer que seja a origem e ensino de qualidade para todo o país e não somente para partes mais abastadas.
   A Sociologia Brasileira da Educação sofreu uma reforma que permanece vigente, mas que não tão futuramente deverá sofrer novas mudanças e adequações para acompanhar o ritmo do ensino e dessa nova sociedade brasileira.



Nomes : Jessica Tramontini Vieira  E  Maria Elizabethe A. Soares  
Turma: A2

Bibliografia :  www.infoescola.com.br 
www.google.com.br 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário