quinta-feira, 4 de abril de 2013

Sociologia Funcionalista


Sociologia Funcionalista

 

Conceito: (vem do Latim, fungene, desempenhar), é um ramo da antropologia e das ciências sociais que procura explicar aspectos da sociedade em termos de funções realizadas por instituições e suas consequências para a sociedade.

É uma corrente sociológica associada à obra de Emile Durkein.

Principais Idéias:

A reformulação do conceito de sistema foi o centro de todas  as interpretações que constituem a contribuição do funcionalismo, última corrente do pensamento sociológico e da antropologia e o microfuncionalismo, derivado do organicismo e da antropologia, o microfuncionalismo, inspirado nas teorias da escola psicológica de lestalt no positivismo.

Entre os aspectos do funcionalismo estão os antropólogos culturais Bronislaw malinowski e A. R. Radeliffe - Brown.

O Macrofuncionalismo se caracteriza pela unidade orgânica que considera fundamental os esquemas em larga escala. Foi o italiano Vilve Fredo Pareto quem permitiu a transição entre o organismo e o funcionalismo, quando concebeu o conceito de sistema, conferindo-lhe correta formulação abstrata. A forma da sociedade, segundo ele, e terminada pela interação entre os elementos como um todo, o que implica a existência de uma determinação recíproca entre diversos elementos: a introdução de qualquer mudança provoca uma reação cuja a finalidade é a recuperação do estado original, (noção de equilíbrio sistêmico).

O microfuncionalismo desenvolveu-se na área de análise dos grupos em sua dinâmica e não em sua área de estudo da sociedade como um sistema. O americano Hurt Lewin, com a teoria sobre “campos dinâmico”, conjuntos de fatos físicos e sociais que determinam o comportamento de um indivíduo na sociedade, abriu novos caminhos para o estudo dos grupos humanos.
 
Teorização Funcional

       ·         Vê o universo social como um sistema de partes interligados ( Turner e Maryanski, 1979)

·         As partes são analisadas em termos de suas consequências, ou funções para o sistema maior.

·         Uma parte é examinada com respeito a como se preenche uma necessidade ou requisito do todo.

·         As teorias funcionalistas nos levam a ver o universo social, ou qualquer parte dele  como um todo sistêmico cujos elementos constitutivos funcionam em equilíbrio, ou seja, o funcionamento do todo.
 
Problema: as teorias funcionalistas frequentemente vêem as sociedades como demasiadamente bem interligadas e organizadas.

 
Principais Pensadores:

      ·         Émile Durkein

      ·         Robert K. Merton

      ·         Talcott Parsons

 
Influências da teoria/sociologia na educação:
 

·         A Sociologia na Educação oportuniza compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade que, por sua vez, é também resultante da educação. Também oportuniza compreender e caracterizar a inter-relação ser humano/sociedade/educação à luz de diferentes teorias sociológicas.

·         No Brasil, um dos pioneiros na Sociologia da Educação foi Fernando Azevedo, signatário do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova – 1932, responsável pela Reforma do Ensino no Distrito Federal (1927). Foi também um dos intelectuais responsável pela fundação da USP – São Paulo.

·         As concepções de Max e Engels têm como início a Revolução Industrial, criando a educação politécnica, que combina a instituição escolar com o trabalho produtivo.

·         A Sociologia foi criada pela necessidade do sistema capitalista, fazendo a junção do conhecimento ao trabalho para assim obter maior lucro no trabalho e na produção. A importância da Sociologia para futuros docentes está em fornecer-lhes instrumentos para análise da sociedade, ajudá-los a pensar o lugar da educação na ordem social e a compreender as vinculações da educação com outras instituições ( família,comunidade, igrejas, etc...).

 

Bibliografia: Wikipédia – enciclopédia livre
 

Componentes do grupo:

 
·          Cássia Fraga

·          Cristiane Silva da Silva

·          Eliane do Carmo de Souza Costa

·          Elisete Mazera Silveira

·         Fernanda Oliveira de Oliveira
 
Sociologia Educacional – Professora Cláudia

Turma: Magistério  -  A2 - Noite -  Escola Estadual Normal  1º de Maio  -  Porto Alegre - RS

Um comentário:

  1. Professora não coloquei o nome das comprontentes porque não sei o sobrenome, mas hj à noite já posto. Obrigada. Fernanda Oliveira de Oliveira

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