sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Grupo metamorfose

Verlaine- Influência no pensamento ocidental.
Ivanete- Biografia
Silvia- Teoria
Kátia- Teoria
Airton- Influência no pensamento ocidental.

                           Grupo Metamorfose                                                                                 
                                                                                                                                                                                                                                                  
 Introdução                                                                   
            O Filósofo grego Aristóteles nasceu em 384 a.C., na cidade antiga de Estágira, e morreu em 322 a.C. Aristóteles foi viver em Atenas aos 17 anos, onde conheceu Platão, tornando seu discípulo. Passou o ano de 343 a.C. como preceptor do imperador Alexandre, o Grande, da Macedônia. Fundou em Atenas, no ano de 335 a.C, a escola Liceu, voltada para o estudo das ciências naturais. Seus estudos filosóficos baseavam-se em experimentações para comprovar fenômenos da natureza. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Seus pensamentos e idéias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade.
 
O filósofo valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade.  Seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos. Analisou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral. Valorizava a educação e a considerava uma das formas crescimento intelectual e humano. Sua grande obra é o livro Organon, que reúne grande parte de seus pensamentos.

Principais obras de Aristóteles:

- Ética e Nicômano
- Política
- Órganon
- Retórica das Paixões
- A poética clássica
- Metafísica
- De anima (Da alma)
- O homem de gênio e a melancolia
- Magna Moralia (Grande Moral)
- Ética a Eudemo
- Física
- Sobre o Céu

Frases de Aristóteles

"A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces".
"O verdadeiro discípulo é aquele que consegue superar o mestre."
"A principal qualidade do estilo é a clareza."
 "O homem que é prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz."
"O homem livre é senhor de sua vontade e somente escravo de sua própria consciência."
"Devemos tratar nossos amigos como queremos que eles nos tratem."
 "O verdadeiro sábio procura a ausência de dor, e não o prazer."

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110323133654AA6Gp6q 

Aristoteles devido a sua visão 
Aristóteles
É considerado o criador do pensamneto lógico. Valorizava a inteligência humana,segundo ele a única forma de alcançar a verdade. Acreditava que a educação era uma das formas de crescimento intelectual e humano.
Via na escola o caminho para a vida pública e o exercício da ética.
De todos os pensadores, Aristóteles foi o que mais influênciou a civilização ocidental. O modo de pensar e produzir o conhecimento se deve muito a este filósofo.
Segundo Aristóteles  cabe a educação a formação do caráter do aluno. Perseguir a virtude significa, em todas as atitudes, buscar o "justo -meio". A prudência e a sensatez se encontrariam ao meio-termo, ou medida justa - o o que não é demais nem muito pouco".
O ser humano só será feliz e dará sua melhor contribuição ao mundo se desfrutar das condições necessárias para desenvolver o talento. A organização social e política, em geral, e a educação, em particular, têm a responsabilidade de fornecer essas condições.
Para Aristóteles, o mundo que percebemos é suficiente, ou seja, a perfeição está ao alcance de todos os homens. A Oposição entre os dois filosofos,marcaram o pensamento ocidental: supremacia das ideias (idealismo) ou das coisas (realismo).
Aristóteles desenvolveu o silogismo. Que consiste em 3 proposições - duas premissas e uma conclusão que, para ser válida, decorre das duas anteriores necessariamente, sem que haja outra opção.
Exemplo:   Todos os homens são mortais
                 Sócrates é homem
                 Portanto, Sócrates é mortal.


 
Mapa da antiga Tracia


INTRODUÇÂO

Aristóteles nasceu no ano de 385 a.C. em Estagiros, cidadezinha da Trácia fundada por colonos gregos no lugar onde hoje se situa Stavro, na costa  setentrional do mar Egeu. A Trácia na atualidade seria repartida pela Grécia, Bulgária e Turquia.
 Era ainda muito jovem quando morreu seu pai, Nicômaco, médico bastante  famoso, neto de Esculápio. Um amigo da família, Próxeno, que morava em  Estagiros, se encarregou de sua educação.
Aos dezessete anos, foi para Atenas prosseguir seus estudos. Em 367 aC,  quando Platão retorna da Sicília e retoma seu magistério na Academia, Aristóteles aparece como um de seus alunos mais assíduos e se distingue por  seu ardor e pela excepcional inteligência. Depois de alguns anos de estudo, rompe subitamente com Platão, mas  sem cessar de testemunhar-lhe respeito e continuando a conservar do mestre  uma grata lembrança. Permanece, no entanto, em Atenas até 347; presume-se  que teria fundado uma escola retórica que lhe valeu grande reputação.
De 347 a 342, Aristóteles deixa Atenas. Torna-se como que um embaixador oficioso junto a Filipe, que acaba de subir ao trono da Macedônia  e é quase seu amigo. Mais tarde o encontramos junto com outros alunos de  Platão, como Xenócrates, na Eólida, junto a Hérmias, tirano de Atárnea, que  seguiu seus cursos em Atenas e está contente por tê-lo junto a si. Permanece  na corte do tirano até a morte de Hérmias, que será estrangulado pelos persas.
Hérmias deixa uma filha e uma sobrinha. Aristóteles casa-se com a sobrinha. Não se sentindo em segurança em Atárnea, parte para Mitilene, onde permanece até 342.
Vai então à Macedônia, onde o chamava Filipe para lhe confiar a educação de seu filho Alexandre, de treze anos. O filósofo esforça-se por  desenvolver nele as qualidades de moderação e de razão que lhe parecem  essenciais para a conduta de um soberano. Alexandre sente por seu mestre  um grande apego, que conservará até quando suceder a seu pai.
Todavia, Alexandre parte em conquista da Ásia em 335, e Aristóteles considera que seu papel terminou. Deixa Alexandre e retorna a Atenas. O ensino de Platão na Academia tem seqüência com Xenócrates.Aristóteles, então, abre uma escola perto do templo de Apolo Lício, donde o  nome de escola do Liceu que lhe foi dado. Aristóteles expõe suas idéias  enquanto passeia com seus discípulos, e é por isso que são chamados peripatéticos, do grego significa " lugar de passeio".
Morre ali um ano depois, em 322, aos 63 anos. Deixa dois filhos, uma  menina, Pítia, com o nome de sua mulher, e um menino, Nicômaco, com o  nome de seu pai.
O filosofo valorizava a inteligência humana única forma de alcançar a verdade. Seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos. Analisou e escreveu sobre várias áreas do conhecimento: Politica, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Publicou muitas obras de cunho didático, PRINCIPALMENTE PARA O PÚBLICO GERAL. Sua grande obra é o livro Órganon, significa instrumento, é um conjunto de obras sobre lógica.

Principais obras de Aristóteles:
- Ética e Nicômano
- Política
- Órganon
- Retórica das Paixões
- A poética clássica
- Metafísica
- De anima (Da alma)
- O homem de gênio e a melancolia
- Magna Moralia (Grande Moral)
- Ética a Eudemo
- Física
- Sobre o Céu.



Teoria Aristotélica
Para Aristóteles, o mundo que percebemos é suficiente, ou seja, a perfeição está ao alcance de todos os homens. A Oposição entre os dois filosofos,marcaram o pensamento ocidental: supremacia das ideias (idealismo) ou das coisas (realismo).
Aristóteles desenvolveu o silogismo. Que consiste em 3 proposições - duas premissas e uma conclusão que, para ser válida, decorre das duas anteriores necessariamente, sem que haja outra opção.
Exemplo:   Todos os homens são mortais
                 Sócrates é homem


                 Portanto, Sócrates é mortal.
Na teoria de Aristóteles, como na de Platão, a educação era questão de estado, cabendo a este controlá-la, cabe ao estado determinar quais as crianças, que devido ao seu defeito físico, deveriam viver e quais deveriam ser destruídas logo após o nascimento. O estado também determina com quem o homem deve casar-se, a fim de assegurar uma prole desejável. O estado deve empregar a educação para criar cidadãos que possam defendê-lo e torná-lo melhor, também considerava a família como núcleo de organização das cidades e a primeira instância de educação, por este motivo ele atribuía aos governantes o dever de regular e vigiar o funcionamento das famílias para garantir que as crianças crescessem com saúde e deveres cívicos.
Na escola o principio do aprendizado seria por imitação, pois os bons hábitos se formam nas crianças pelo exemplo dos adultos. Quanto ao conteúdo, ele via com desconfiança o saber “útil”, uma vez que cabia aos escravos exercer a maioria dos ofícios, considerados indignos de homens livres.
Suas teorias, ressaltando o emprego da educação, não encontraram acolhida na sociedade, onde ao contrário, o individualismo dominava o pensamento, onde o povo ouvia-o, mas em seguida voltavam para seus próprios interesses, e buscavam a vitória pessoal e a felicidade de certas criaturas, os Jônicos.
Aristóteles também considerava a família como núcleo de organização das cidades e a primeira instância de educação

 Influência no pensamento ocidental.
De todos os pensadores, ele foi o que mais influenciou a civilização ocidental, o modo de pensar e de produzir o conhecimento se deve muito a este filosofo.
Segundo Aristóteles  cabe a educação a formação do caráter do aluno. Perseguir a virtude significa, em todas as atitudes, buscar o "justo -meio". A prudência e a sensatez se encontrariam ao meio-termo, ou medida justa - o o que não é demais nem muito pouco".

O ser humano só será feliz e dará sua melhor contribuição ao mundo se desfrutar das condições necessárias para desenvolver o talento. A organização social e política, em geral, e a educação, em particular, têm a responsabilidade de fornecer essas condições.

Para Aristóteles, o mundo que percebemos é suficiente, ou seja, a perfeição está ao alcance de todos os homens. A oposição entre os dois filósofos, Platão e Aristóteles, marcaram o pensamento ocidental: supremacia das ideias (idealismo) ou das coisas (realismo).

Aristóteles desenvolveu o silogismo. Que consiste em 3 proposições - duas premissas e uma conclusão que, para ser válida, decorre das duas anteriores necessariamente, sem que haja outra opção.
Exemplo:   Todos os homens são mortais
                 Sócrates é homem
                 Portanto, Sócrates é mortal.


Frases atribuídas a Aristóteles

"A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces".(Nos remete ao fato de que apesar d educação formal ser chata e muitas vezes difícil, raízes entranhando na terra e rochas, os resultados serão saboreados mais tarde)
"O verdadeiro discípulo é aquele que consegue superar o mestre."( Nos lembra que por melhores que sejam nossos professores, devemos sempre tentar superá-los)
"A principal qualidade do estilo é a clareza."(Não é pelo excesso ou por palavras rebuscadas que devemos nos balizar, mas por uma linguagem clara e simples, compreendida por TODOS)
 "O homem que é prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz."(Antes de abrir a boca e falar algo que vamos nos arrepender mais tarde devemos analizar nossas palavras)
"O homem livre é senhor de sua vontade e somente escravo de sua própria consciência."(Nós como seres racionais devemos controlar nossos impulsos, para não ter que viver com a consciência pesada.)
"Devemos tratar nossos amigos como queremos que eles nos tratem."( Fácil de repetir, difícil de aplicar)
 "O verdadeiro sábio procura a ausência de dor, e não o prazer."( Geralmente o ser humano procura a satisfação pessoal naquilo que pode nos trazer dor, a sensualidade por exemplo, a ausência de dor estaria no fato de tentarmos nos melhorar como pessoas e aos que estão sob nossa tutela.)


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