segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A VIDA E OBRA DE PLATAO




PLATÃO ( BIOGRAFIA)
Acredita-se que seu nome verdadeiro era Aristócles , nascido em Atenas em 427 a.C..Era de família rica e envolvida com a política. Ao 18 anos se interessou por filosofia e política, passando a ser o maior discípulo e seguidor de Sócrates. Platão seguiu seu mestre por 10 anos, chegando a acompanhar o seu julgamento. Por medo de ser perseguido, por ter sido discípulo de Sócrates, passou a viajar por diferentes lugares em busca de novos conhecimentos..
Em 387 a.C., retornou para Atenas, fundando sua Academia , 1 instituição de educação superior do mundo Ocidental, que tinha como objetivo a educação de jovens que futuramente exerceriam cargos no governo,, que precisavam de conselhos e experiência de Platão. .Ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental.
Como filósofo escreveu mais de trinta obras, como por exemplo: Menexeno;Mênon; Eutidemo; O banquete. ;A república; entre outros.
Como principal seguidor de Sócrates, que não deixou nada por escrito, muitas vezes, Platão era confundido em suas obras como pensamentos que não poderíamos dizer que eram seus próprios ou do Sócrates, todas eram obras escritas em forma de diálogo.
Faleceu aos 80 anos, em 347 a.C..



TEORIA:
Criou as seguintes Teorias:

TEORIA DAS IDEIAS: Platão dizia:” Que há uma conexão metafísica entre a visão do olho da alma e o objeto em razão do qual tal visão não existe. Este “ mais real do que o que vemos habitualmente” é descrito em sua “ Alegoria da Caverna.
EPISTEMOLOGIA:sustenta que o conhecimento é inato,de tal modo que a aprendizagem seria o desemvolvimento das idéias escondidas na alma,que aflorariam como resultado de um interrogatório amistoso.Platão acreditava que a alma existia antes do nascimento sob a “ forma de Deus”,com perfeito conhecimento de tudo.Assim,quando algo é aprendido,na verdade é apenas “lembrado”.

DIALÉTICA:é um método de diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de idéias que leva a outras idéias e que tem sido um tema central na filosofia ocidental e oriental desde os tempos antigos. A tradução literal de dialética significa “caminho entre as idéias”.Aos poucos passou a ser a arte de,no diálogo demonstrar uma tese por meio de uma argumentação capaz de definir e distinguir claramente os conceitos envolvidos na discussão.Também conhecida como a arte da palavra.

ÉTICA E JUSTIÇA:Platão define a justiça como a vontade de um cidadão de exercer sua profissão e atingir seu nível pré-determinado e não interferir em outros assuntos,para que a justiça tenha alguma validade,ela terá que ser uma virtude.Em sua filosofia Platão visualiza duas modalidades de justiça: uma, absoluta e outra relativa.
A absoluta, ou divina, é a justiça perfeita que se reserva às almas e recompensa o bem com o bem e o mal com o mal.
A relativa é a justiça humana que espelha-se nos príncipios da alma.
Platão situa a justiça humana como uma virtude indispensável à vida em comunidade,é ela que propicia a convivência harmônica cooperativa entre os seres humanos em coletividade.

INFLUÊNCIA:A influência de Platão na educação atual valoriza os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. Para ele todo o aluno deve descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida.Para Platão a educação deveria funcionar para todos,inclusive para os mais carentes e para as mulheres.Segundo ele a educação inicial das crianças deveria vir da familia para que essas,crescessem com saúde e obrigações cívicas.Para ele o estado deveria ser o único responsável pelo ensino.
Pode se dizer que tanto Platão como Aristóteles contribuíram de forma significativa na educação atual.
FONTES: Wikipédia/Wikiteka
Sandra,Sandra Goreti,Alciria,Daniele,Bianca

Nenhum comentário:

Postar um comentário